Cuidado com as pessoas e com o meio ambiente
A principal matéria-prima da do Grupo Americas é o ser humano. Por isso, o cuidado com o outro está entre os pilares das ações de sustentabilidade do Samaritano Barra, incluindo o melhor atendimento aos pacientes e aos seus familiares, bem como a valorização de médicos, equipe multidisciplinar, administradores, parceiros e fornecedores.
O hospital também mantém uma série de programas voltados à preservação do meio ambiente e à conscientização dos colaboradores e do público externo sobre hábitos sustentáveis que podem ser postos em prática dentro e fora do ambiente de trabalho.
Conheça os programas
Reaproveitamento de óleo de cozinha
O óleo de cozinha utilizado no preparo das refeições é recolhido e reutilizado para fabricação de sabão.
Descarte de papelão
Separação de papelão e doação do material para organizações não governamentais que trabalham com reciclagem.
Redução de descartáveis
Substituição de copos e embalagens descartáveis por utensílios reutilizáveis, e de copos plásticos de água mineral por modelos de garrafas PET dobráveis, com menos plástico na composição.
Campanha “Tire isso do seu cardápio”
Incentivo aos colaboradores que frequentam o refeitório a servirem a quantidade aproximada que irão comer.
Gerenciamento do lixo eletrônico
Coleta e descarte adequado de eletrônicos condenados.
Feira de trocas
Encontros para troca entre os colaboradores de itens como roupas, eletrodomésticos, objetos de decoração, livros e outros materiais que estavam em desuso, mas ainda em ótimo estado.
Reformas e ampliações sustentáveis
Uso de materiais de construção e acabamento que reduzem o impacto ao meio ambiente, como torneiras, mangueiras e descargas com controle de fluxo, para uso racional de água.
Nosso processo de compostagem
Somos o primeiro hospital da rede Samaritano a implantar o processo de compostagem. Com o objetivo de tornar o descarte dos resíduos orgânicos o mais sustentável possível, é feita a reutilização de sobras de frutas, legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc., contribuindo para a redução de resíduos.
Mesmo demandando certo investimento para a implantação do processo de compostagem, o ganho é significativo a médio prazo. Tanto econômico, pois reduz o volume de resíduos extraordinário, quanto social e ambiental, com a melhor destinação e reaproveitamento do resíduo orgânico.
- Melhora da saúde do solo. A matéria orgânica composta se liga às partículas (areia, limo e argila), ajudando na retenção e drenagem do solo melhorando sua aeração;
- Aumenta a capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão;
- Dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras;
- Aumenta o número de minhocas, insetos e microrganismos desejáveis, devido à presença de matéria orgânica, reduzindo a incidência de doenças de plantas;
- Mantêm a temperatura e os níveis de acidez do solo;
- Ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de microrganismos benéficos às culturas agrícolas;
- Possibilita a resolução do problema da deposição final de grande parte dos resíduos sólidos urbanos.
- Reduz o lixo destinado ao aterro, com a consequente economia com os custos de aterro e aumento de sua vida útil;
- Reduz os custos, pois há diminuição de destinação de lixo para os aterros;
- É um processo ambientalmente seguro;
- Economiza o de tratamento de efluentes.
- Influencia diretamente na conscientização do colaborador que, além de aplicar o aprendizado no hospital, também a utiliza em sua casa, influenciando familiares e amigos próximos.